Programas
Para resolver problemas mais ou menos complexos, em vez de se escreverem os comandos no prompt do Octave, podemos escrever os mesmos numa script. Chama-se script a esta sequência de comandos guardados. Estão prontos a serem executados a qualquer momento e podem-se enviar para outros colegas, para executarem a mesma script. Os comandos são guardados num documento com a extensão .m. Tudo o que se escreve no prompt, pode-se escrever numa script.
Portanto, sempre que haja necessidade de repetir diversas vezes as mesmas operações, torna-se mais interessante juntar essas operações numa script.
Uma script é invocada pelo seu nome, sem a extensão .m. Ao ser invocada, todas as instruções são processadas, como se tivessem sido lançadas no prompt do Octave.
Exemplo
A primeira script que vamos escrever sistematiza o cálculo da área de um retângulo. Obviamente é um cálculo muito simples, mas a ideia é começar com script muito simples.
# minha primeira script em octave # para executar a script, basta fazer no prompt do octave: # arearetangulo # largura = input("Largura?\n"); comprimento = input("Comprimento?\n"); area = largura * comprimento; fprintf("A área é: %g\n", area);
Em primeiro lugar, é preciso escrever as instruções apresentadas num editor de texto qualquer. Qualquer editor serve, desde que guarde o documento em formato de texto. TEM QUE FICAR GUARDADO COM O NOME arearetangulo.m e obrigatoriamente na pasta onde está a executar o Octave.
Depois de guardada a script na pasta atual do Octave (reveja a forma de saber e mudar a pasta atual) inicia-se a mesma utilizando o nome (sem a extensão). Exemplo:
octave:2> arearetangulo Largura? 90 Comprimento? 120 A área é: 10800
Edição de scripts (em Windows)
Para editar as scripts, use um editor simples como o Notepad em Windows. Confirme que as script estão a ser gravadas com a extensão .m. Confirme sempre, dentro do Octave que as scripts existem, fazendo:
dir *.m
Se quiser investir um pouco de tempo, explore a GUI existente em Windows. Em vez de arrancar o Octave com o atalho Octave 3.6.2, escolha no menu iniciar, dentro de Todos os Programas, e depois dentro de GNU Octave (3.6.2) a programa Octave 3.6.2 (Graphical User-Interface).
É uma interface ainda pouco robusta, mas que inclui um editor. Esse editor é sensível à sintaxe do Octave. Na imagem seguinte, mostra-se esta GUI, com o editor de scripts aberto.