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Para resolver problemas mais ou menos complexos, em vez de se escreverem os comandos no prompt do Octave, podemos escrever os mesmos numa ''script''.  
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Para resolver problemas mais ou menos complexos, em vez de se escreverem os comandos no prompt do Octave, podemos escrever os mesmos numa ''script''.  Chama-se script a esta sequência de comandos guardados e ficam prontos a serem executados a qualquer momento. Os comandos são guardados num documento com a extensão ''.m''. Tudo o que se escreve no prompt, pode-se escrever numa script.
  
Chama-se script a esta sequência de comandos, pois está pronta a ser executada, e guardada num documento ''.m''. Tudo o que se escreve no prompt, pode-se escrever numa script.
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Portanto, sempre que haja necessidade de repetir diversas vezes as mesmas operações, torna-se mais interessante juntar essas operações numa script.
 
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Sempre que necessidade de repetir diversas vezes as mesmas operações, torna-se mais interessante juntar essas operações numa script.
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Uma script é invocada pelo seu nome, sem a extensão ''.m''. Ao ser invocada, todas as instruções são processadas, como se tivessem sido lançadas no prompt do Octave.
 
Uma script é invocada pelo seu nome, sem a extensão ''.m''. Ao ser invocada, todas as instruções são processadas, como se tivessem sido lançadas no prompt do Octave.
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==== Exemplo ====
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A primeira script que vamos escrever sistematiza o cálculo da área de um retângulo. Obviamente é um cálculo muito simples, mas a ideia é começar com script muito simples.
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<syntaxhighlight>
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# minha primeira script em octave
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# para executar a script, basta fazer no prompt do octave:
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# arearetangulo
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#
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largura = input("Largura?\n");
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comprimento = input("Comprimento?\n");
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area = largura * comprimento;
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fprintf("A área é: %g\n", area);
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Em primeiro lugar, é preciso escrever as instruções apresentadas num editor de texto qualquer. Qualquer editor serve, desde que guarde o documento em formato de texto. TEM QUE FICAR GUARDADO COM O NOME '''arearetangulo.m''' e obrigatoriamente na pasta onde está a executar o Octave.
  
 
=== Edição de scripts ===
 
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=== Execução de scripts ===
 
=== Execução de scripts ===

Revisão das 00h26min de 2 de novembro de 2012

Para resolver problemas mais ou menos complexos, em vez de se escreverem os comandos no prompt do Octave, podemos escrever os mesmos numa script. Chama-se script a esta sequência de comandos guardados e ficam prontos a serem executados a qualquer momento. Os comandos são guardados num documento com a extensão .m. Tudo o que se escreve no prompt, pode-se escrever numa script.

Portanto, sempre que haja necessidade de repetir diversas vezes as mesmas operações, torna-se mais interessante juntar essas operações numa script.

Uma script é invocada pelo seu nome, sem a extensão .m. Ao ser invocada, todas as instruções são processadas, como se tivessem sido lançadas no prompt do Octave.

Exemplo

A primeira script que vamos escrever sistematiza o cálculo da área de um retângulo. Obviamente é um cálculo muito simples, mas a ideia é começar com script muito simples.

# minha primeira script em octave
# para executar a script, basta fazer no prompt do octave:
# arearetangulo
#
largura = input("Largura?\n");
comprimento = input("Comprimento?\n");
area = largura * comprimento;
fprintf("A área é: %g\n", area);

Em primeiro lugar, é preciso escrever as instruções apresentadas num editor de texto qualquer. Qualquer editor serve, desde que guarde o documento em formato de texto. TEM QUE FICAR GUARDADO COM O NOME arearetangulo.m e obrigatoriamente na pasta onde está a executar o Octave.

Edição de scripts

Execução de scripts