Diferenças entre edições de "Manipulação de vetores"

De GNU Octave
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(Definição de um vetor por compreensão)
(Notação)
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</syntaxhighlight>
 
</syntaxhighlight>
  
Para usar a notação normal, usa-se a função <code>fixed_point_format</code>.
+
Para usar a notação normal, usa-se a definição <code>format long g</code> (ou a função <code>fixed_point_format</code>). Mais informação sobre [http://www.gnu.org/software/octave/doc/interpreter/Terminal-Output.html formatos].
  
 
<syntaxhighlight>
 
<syntaxhighlight>
>> fixed_point_format(0)
+
>> format long g
>> peso
+
>> peso = [82.4, 82.7, 82.5]
 
peso =
 
peso =
 
+
          82.4      82.7      82.5
  82.400  82.700  82.500
+
>>
 
</syntaxhighlight>
 
</syntaxhighlight>
  

Revisão das 01h51min de 15 de janeiro de 2014

Existem muitas formas de manipular vetores no Octave.

Definição de um vetor

A forma mais simples de definir um vetor em Octave é listando os valores do mesmo entre '[' e ']'. Pode separar cada um dos elementos com vírgulas ou com espaços.

>> vel = [ 50 50 70 90 120 ]
vel =
    50    50    70    90   120
>> peso = [ 82.4, 82.7, 82.5]
peso =
   82.400   82.700   82.500
Notação

O vetor anterior poderá ser apresentado numa notação ligeiramente diferente, em que todos os números são multiplicados por 10 (1.0e+01), da seguinte forma:

>> peso = [82.4, 82.7, 82.5]
peso =
 
  1.0e+01  *
 
  8.24000  8.27000  8.25000

Para usar a notação normal, usa-se a definição format long g (ou a função fixed_point_format). Mais informação sobre formatos.

>> format long g
>> peso = [82.4, 82.7, 82.5]
peso =
          82.4       82.7       82.5
>>

Definição de um vetor por compreensão

Pode-se definir um vetor sem ter que enumerar todos os seus elementos. Uma forma muito simpática de o fazer é através da indicação do valor inicial, um incremento e o limite. O operador usa-se da seguinte forma:

valor inicial: incremento: limite

>> 1:1/3:3
ans =
    1.0000    1.3333    1.6667    2.0000    2.3333    2.6667    3.0000

Desta forma é muito fácil, por exemplo, calcular os valores da função y = 2 * x - 3 para os valores de 1 a 10.

>> x = 1:1:10
x =
    1    2    3    4    5    6    7    8    9   10
>> y = 2*x-3
y =
   -1    1    3    5    7    9   11   13   15   17

Pode ser abreviado para valor inicial: limite assumindo-se que o incremento é 1. Pode-se fazer, por exemplo:

>> 15:20
ans =
 
   15   16   17   18   19   20

Alternativamente, pode-se usar a função linspace para gerar um vetor com N elementos, igualmente espaçados entre o valor inicial e final, usando a sintaxe:

linspace(inicial,final,N)

Para obter um vetor com 6 elementos, igualmente espaçados entre 1 e 10, escreve-se:

>> linspace(1,10,6)
ans =
 
    1.0000    2.8000    4.6000    6.4000    8.2000   10.0000

Feedback

Quando se define um vetor, o octave apresenta imediatamente o mesmo, como aconteceu nos exercícios anteriores. Caso não se pretenda ter esse feedback, termina-se a instrução com ;. No exemplo seguinte define-se um vetor x com e sem ; no fim da instrução.

>> x = 1:10
x =
    1    2    3    4    5    6    7    8    9   10
>> x = 1:10;

Operações

Se aplicar um operador normal, como a multiplicação, a um argumento do tipo vetor, o mesmo é aplicado a todos os elementos do vetor.

>> val = [1 2 3 4 5]
val =
   1   2   3   4   5
>> val*2
ans =
    2    4    6    8   10

Da mesma forma, pode aplicar uma função a todos os elementos de um vetor.

>> valores = [0 pi/2 pi]
valores =
   0.00000   1.57080   3.14159
>> sin(valores)
ans =
   0.00000   1.00000   0.00000

Operadores sobre os elementos dos vectores

>> x = [4 5 6 7 8]
x =
   4   5   6   7   8
>> x^2
error: for A^b, A must be square
>> x.^2
ans =
 
   16   25   36   49   64

Exercícios

  1. Crie um vetor com todos os múltiplos de 3, entre 1 e 100.
  2. Seja x = [1 2 3 4 5].
    1. Calcule os valores da função y = -3x^2 +4x -1, para os valores de x.
    2. Calcule o máximo valor de y (no domínio definido por x).
  3. Considere os seguintes dados. Tem 3 artigos diferentes, cada um com o seu preço unitário, e quer adquirir determinadas quantidades de cada um desses artigos.
    • Seja preco = [ 2.45, 3.95, 8]
    • Seja quantidade = [2 6 3]
    1. Calcule o preço a pagar por cada um dos artigos, atendendo à quantidade.
    2. Calcule valor total, isto é o valor apagar por todos os artigos multiplicados pelas respectivas quantidades.

Grandes vetores

No Octave pode-se guardar uma ou mais variáveis num documento para posterior utilização. No documento heartrate.m, disponível em http://octave.di.uminho.pt/images/files/ tem a definição de um vetor chamado bpm. Descarregue o documento, e depois leia o vetor bpm do documento heartrate.m.

>> load heartrate.m bpm
 
>> load "C:/Users/jgr/Downloads/heartrate.m"
>> who
Variables in the current scope:
ans  bpm
>> bpm

Neste vetor estão registados os batimentos cardíacos (batimentos por minuto) registados com intervalos de 5 segundos. O registo começou às 08:40:19 do dia 2012-10-03.

i) Diga quantos valores tem o vetor bpm, ou seja, qual o comprimento ou dimensão do vetor bpm.

length(bpm)

ii) Diga qual o valor mínimo do vetor.

min(bpm)

ii) Diga qual o valor máximo do vetor.

max(bpm)

iii) Diga quantas vezes se registaram batimentos acima dos 160.

fortes = bpm(bpm > 160);
length(fortes)

iv) Diga qual a média dos batimentos cardíacos.

mean(bpm)

ou

sum(bpm)/length(bpm)

v) Mostre apenas os primeiros 5 elementos do vetor bpm.

bpm(1:5)