Diferenças entre edições de "Estruturas de controlo"

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(Instruções condicionais)
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===Instruções condicionais===
 
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Estas instruções permitem-nos indicar em que condições uma ou mais instruções devem ser executadas.  
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Estas instruções permitem-nos indicar em que condições uma ou mais instruções devem ser executadas. Dividem-se em dois tipos:
 
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Por exemplo, se quisermos garantir que o utilizador introduz um número entre 1 e 10, temos que repetir a instrução <syntaxhighlight enclose="none">input</syntaxhighlight> tantas vezes quantas forem precisas, até o utilizador introduzir o número no intervalo pretendido.
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<syntaxhighlight>
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do
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  numero = input('Diga um número entre 1 e 10? ');
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until (numero >= 1 & numero <= 10);
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</syntaxhighlight>
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Como se pode ver, existe uma condição <syntaxhighlight enclose="none">(numero >= 1 & numero <= 10)</syntaxhighlight> que tem que ser verdadeira para se sair do ciclo
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<syntaxhighlight enclose="none">do ... until</syntaxhighlight>.
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[[As condições if]]
 
[[As condições if]]

Edição atual desde as 15h39min de 10 de dezembro de 2015

As estruturas de controlo são fundamentais para desenvolver programas em Octave. Já vimos que as instruções se podem organizar em scripts ou funções. Dentro destas, temos a necessidade de ter um maior controlo sobre as instruções que devem ser executadas. Este controlo divide-se em dois grandes grupos, um de instruções condicionais e outro grupo para os ciclos.

Instruções condicionais

Estas instruções permitem-nos indicar em que condições uma ou mais instruções devem ser executadas. Dividem-se em dois tipos:

As condições if

As condições switch

Instruções cíclicas

As instruções cíclicas ou repetitivas têm todas o propósito de repetir uma determinada instrução (ou conjunto de instruções) um certo número de vezes, mas apresentam 3 variantes que vamos estudar.

Em programação, designam-se simplesmente por ciclos, e correspondem às partes do programa que são sucessivamente executadas zero ou mais vezes.

Os ciclos for

Os ciclos do until

Os ciclos while

Dentro destes ciclos podem-se ainda usar as instruções break e continue para alterar o comportamento do mesmo. Nos exercícios introdutórios de programação estas instruções não são necessárias.