Diferenças entre edições de "Estruturas de controlo"

De GNU Octave
Ir para: navegação, pesquisa
(Instruções cíclicas)
(Instruções condicionais)
Linha 3: Linha 3:
 
===Instruções condicionais===
 
===Instruções condicionais===
  
Estas instruções permitem-nos indicar em que condições uma ou mais instruções devem ser executadas. Por exemplo, uma caixa Multibanco tem uma operação de levantamento de dinheiro que poderá ser modelada pela seguinte função <syntaxhighlight enclose="none">levantamento</syntaxhighlight>:
+
Estas instruções permitem-nos indicar em que condições uma ou mais instruções devem ser executadas.  
 +
 
 +
Por exemplo, se quisermos garantir que o utilizador introduz um número entre 1 e 10, temos que repetir a instrução <syntaxhighlight enclose="none">input</syntaxhighlight> tantas vezes quantas forem precisas, até o utilizador introduzir o número no intervalo pretendido.
  
 
<syntaxhighlight>
 
<syntaxhighlight>
function novosaldo = levantamento(saldo, importancia)
+
do
% levantamento(saldo, importancia)
+
  numero = input('Diga um número entre 1 e 10? ');
% Calcula o novo saldo, dado o saldo anterior e a importância a levantar
+
until (numero >= 1 & numero <= 10);
if (importancia <= saldo)
+
novosaldo = saldo - importancia
+
else
+
novosaldo = saldo
+
endif
+
 
</syntaxhighlight>
 
</syntaxhighlight>
  
Como se pode ver, existe uma condição <syntaxhighlight enclose="none">importancia <= saldo</syntaxhighlight> que tem que ser verificada para que seja executada a instrução <syntaxhighlight enclose="none">novosaldo = saldo - importancia</syntaxhighlight>. São este tipo de condições que vamos estudar.
+
Como se pode ver, existe uma condição <syntaxhighlight enclose="none">(numero >= 1 & numero <= 10)</syntaxhighlight> que tem que ser verdadeira para se sair do ciclo
 +
<syntaxhighlight enclose="none">do ... until</syntaxhighlight>.
  
 
[[As condições if]]
 
[[As condições if]]

Revisão das 15h37min de 10 de dezembro de 2015

As estruturas de controlo são fundamentais para desenvolver programas em Octave. Já vimos que as instruções se podem organizar em scripts ou funções. Dentro destas, temos a necessidade de ter um maior controlo sobre as instruções que devem ser executadas. Este controlo divide-se em dois grandes grupos, um de instruções condicionais e outro grupo para os ciclos.

Instruções condicionais

Estas instruções permitem-nos indicar em que condições uma ou mais instruções devem ser executadas.

Por exemplo, se quisermos garantir que o utilizador introduz um número entre 1 e 10, temos que repetir a instrução input tantas vezes quantas forem precisas, até o utilizador introduzir o número no intervalo pretendido.

do
  numero = input('Diga um número entre 1 e 10? ');
until (numero >= 1 & numero <= 10);

Como se pode ver, existe uma condição (numero >= 1 & numero <= 10) que tem que ser verdadeira para se sair do ciclo do ... until.

As condições if

As condições switch

Instruções cíclicas

As instruções cíclicas ou repetitivas têm todas o propósito de repetir uma determinada instrução (ou conjunto de instruções) um certo número de vezes, mas apresentam 3 variantes que vamos estudar.

Em programação, designam-se simplesmente por ciclos, e correspondem às partes do programa que são sucessivamente executadas zero ou mais vezes.

Os ciclos for

Os ciclos do until

Os ciclos while

Dentro destes ciclos podem-se ainda usar as instruções break e continue para alterar o comportamento do mesmo. Nos exercícios introdutórios de programação estas instruções não são necessárias.